BLOG

A Nomofobia: a Psicoterapia Breve ajuda a superar a dependência por tecnologia

Saiba quando é importante procurar um psicólogo

A Nomofobia é o medo de ficar sem celular ou qualquer aparelho que possa ser conectado à internet. Apesar de um fenômeno novo, já existem grupos de estudiosos e pesquisadores que defendem que ela seja considerada um distúrbio mental.

As possíveis causas que levam ao desenvolvimento desse distúrbio é a necessidade de ter a sensação de estar no controle sobre o que acontece nos grupos e no mundo. Quando essa sensação passa a ser mais importante do que a sociabilidade na vida real, pode ser um sinal de alerta. Com a pandemia da covid 19, quando as pessoas ficaram mais conectadas através dos aparelhos, uma parte importante da população passou a desenvolver os sintomas da Nomofobia.

Os sintomas da Nomofobia se manifestam na ansiedade que surge a partir da ausência do aparelho. Outros sintomas são: descontrole emocional; incapacidade de desligar o celular; necessidade de checar o celular, a todo instante, de maneira compulsiva; alteração de humor e irritabilidade na ausência dos aparelhos; preocupação constante com a bateria do celular e deixar de socializar e estar com a família para ficar no celular.

Quando há suspeita de Nomofobia, a orientação é que a pessoa passe a observar se esses sintomas estão presentes e pedir para as pessoas que convivem com ela observarem e darem um feedback sobre o assunto. Caso isso esteja acontecendo, é importante estabelecer limites para o uso do celular, por exemplo: não usar o celular durante as refeições, quando está no ambiente de trabalho (caso não seja realmente necessário), em ambientes sociais, passeios, em meio às conversas com amigos e em atividades de lazer.

Quando a tentativa de de impor esses limites não funciona e os sintomas de irritabilidade, ansiedade e descontrole se manifestem, é importante procurar um psicólogo para iniciar um acompanhamento. Nesses casos, como o problema é estabelecer um “foco”, a Psicoterapia Breve pode ajudar muito no processo de reorganização desse uso para obtenção de resultados mais saudáveis.