BLOG

O consumo de bebida alcoólica e a Psicoterapia Breve 

Saiba como a Psicoterapia Breve pode ajudar

Há muitos anos a comunidade científica vem alertando a humanidade para o uso abusivo de substâncias psicoativas e suas consequências para a saúde.

Mas como identificar quando esse consumo se torna um problema individual quando fazemos parte de uma sociedade que considera o hábito de beber como um comportamento social normal?

O consumo de bebida pode se tornar problemático quando o ato de beber é o principal objetivo em qualquer atividade de lazer. 

Notamos o abuso alcoólico quando sair com os amigos, frequentar eventos sociais ou curtir o final de semana em família passam a ser atividades que só trazem prazer quando estão associadas ao uso de álcool. Se a pessoa considera que “sem beber não tem graça”, um problema com o consumo de álcool já pode ser detectado. 

Outro fator importante a ser identificado é a constância com que o abuso da bebida acontece. É bom notar a frequência do ato e reparar algumas situações que disparam o sinal de alerta.

Se a pessoa já dirigiu após consumir álcool; se chegou a perder compromissos importantes ou horários de trabalho; se demorou de 1 a 2 dias para se recuperar das consequências da ingestão alcóolica; se teve comportamentos que se arrependeu depois e se as pessoas próximas já se queixaram das suas atitudes durante o consumo de bebida.

Esses são só alguns exemplos de que o consumo de álcool pode estar sendo um problema na vida de alguém e muitas vezes se demora a tomar consciência e providências para solucionar a questão.

A Psicoterapia Breve pode ajudar a identificar os gatilhos emocionais ou motivações que levam a pessoa ao consumo abusivo da bebida, auxiliando na criação de um planejamento individual para o tratamento e controle de tais comportamentos.